Levantamento de scanner e sua aplicação em BIM: Otimização de recursos
O scanner a laser SHMINI permite obter informações de uma planta existente em três dimensões, que posteriormente são transferidas para um modelo BIM. Isso reduz o tempo e os recursos da pesquisa, minimizando a influência nas
operações e evitando afetar a produção. Esses benefícios, aliados ao modelo BIM, conseguem reduzir custos, melhorar retornos e entregar informações atualizadas e precisas, viabilizando projetos que antes eram impensados.
O levantamento em 3D mediante uma nuvem de pontos, entrega informação exata e detalhada das instalações, localização de equipamentos, tubulação e todos os elementos presentes na área a ser avaliada. Considerando espaços abertos, fechados, secos o úmidos, realizando uma simulação dinâmica do processo.
No seu início, um levantamento poderia exigir a paralisação do funcionamento do setor requerido, empregando dezenas de trabalhadores para fazer e registrar medições, utilizando iluminação e ferramentas especializadas, e em um momento sem garantias de precisão, não era possível obter todos os dados necessários. Além disso, muitas vezes não havia distâncias ou medições, por isso era necessário solicitar o processo uma segunda ou terceira vez.
Com a nova tecnologia, baixar os dados da nuvem de pontos sem erros envolve empregar dois dias e três pessoas para um projeto de média complexidade. Com esse sistema, a economia no processo de levantamento e modelagem do terreno é estimada em 60 a 80%, somada ao fato de eliminar a necessidade de voltar a visitar a planta, pois dimensões adicionais ou faltantes
podem ser extraídas diretamente da nuvem de pontos. Por outro lado, a intervenção da planta torna-se mínima. Reduzem-se os custos logísticos do outro lado e HH, que é substituído pela criação de um plano 3D de forma rápida e fácil, facilitando a identificação precoce de possíveis interferências entre a planta observada e projetos em dedenvolvimento ou futuros na mesma zona.
A SHIMIN Engenharia cumpre dois anos desde que internalizou esse procedimento para modelar seus projetos e reconhece que: ‘Em trabalho, milímetros de diferença nas medidas da planta podem ter grande influência no resultado da operação, por exemplo, ao ter que substituir trechos de tubulação ou de spool. Assim, consideramos que a utilização desta tecnologia (scanner laser + BIM) é vital para projetos do tipo brownfield.